maio 05, 2009

a borracha

Mario acordou ontem sem vontade de ir pra escola, pedindo pra ficar em casa, coisa rara, raríssima nesses pequenos seres. Aos poucos fui driblando seu estado de espírito e tirando dele os motivos pra não querer ir à escola. Trocamos de roupa, tomamos café da manhã e eu cutucando de leve pra não espanar. Já no elevador ele confessou que não queria ir porque a professora ficava brava com ele.

Eu perguntei por que. E ele:
‘Porque eu não respeito’.
‘E porque você não respeita, Mario?, Você sabe que tem que respeitar.’
‘É por que, por que, por que...’
O menino gago e eu já achando que ia descobrir alguma coisa séria... ‘por que eu perdi a borracha.’
‘Ah! Meu filho’, eu exclamo, aliviado, ‘isso não tem problema, pode conversar com a professora e explicar pra ela, ela ajuda você a procurar, se não achar, arrumamos outra, tá bom? Agora não fica assim, não, tá.’

Ele ainda relutou pra sair do carro e entrar na escola, mas com a ajuda da Talita, a professora auxiliar, ficou bem. Voltou pra casa feliz, tagarela como nunca, disse que a professora não tinha ficado brava com ele, que tinha conversado com a professora e arranjado uma outra borracha, sem problemas. Acho que foi um dia importante pra ele.

2 comentários:

Rosana disse...

que lindo!

Alê disse...

incrível como as coisas mais simples se fzem importantes para esses pequenos notáveis.Com certeza foi um dia importante.Que bom que vc incentivou-o a seguir em frente!
: )
Beijos a todos