maio 22, 2009

uno

Há algumas semanas atrás, Mario andava meio tristonho com a escola e não descobrimos o porque. Ele reclamou de varias coisas e tentei contornar todas elas da melhor maneira possível pra que ele voltasse a ficar feliz com a escola. Uma das coisas que ele falou foi que os amigos não jogavam futebol com ele e então passei a sugerir que ele fosse de chuteiras. Parece que resolveu. Como não somos muito ligados em consumo de marcas e coisas que saem na mídia, sinto que existe uma certa pressão dos colegas, totalmente inocente, ingênua, sobre esses produtos.

Nós não assistimos canais abertos aqui em casa, então não estamos inteirados das propagandas e das coisas que estão na moda, não sabemos o que esta rolando com a moçadinha. Recentemente eles começaram a assistir Ben 10, que parece que adoram, mas não passa muito disso. Enfim, nossos filhos terão que aprender a lidar com isso, com o mundo lá fora e as pressões que impõem e com os pais que têm e as restrições que colocam. Fazer o quê?

Numa dessas sextas-feiras, dia de levar brinquedo na escola, choveu. Sugeri que eles levassem jogos já que não poderiam brincar no parque. Mario escolheu levar o Uno, um jogo de cartas muito parecido com Mau-Mau ou Oito-Maluco, alguém se lembra? Eles adoram jogar o Uno.

Pronto! O Mario levou o Uni e fez o maior sucesso! Voltou todo pimpão naquele dia, todos quiseram jogar seu jogo. Ah!, como são sensíveis esses pequenos seres...

6 comentários:

Soraya Wallau disse...

Eu sou louca pra aprender a jogar esse jogo, eu adoro jogos, mas os meus rapazes não curtem muito.
Então, o Tutu tbm não assiste desenhos normais (hihihi) e muito menos violentos, mas ultimamente ele tem perguntado porque os amigos gostam e tal, e eu até deixei assistir, mas ele achou sem graça, ele gosta de Cyberchase, aí eu percebi que estou criando uma pessoa com personalidade, é bom manter uma linha em casa, mesmo que na rua seja diferente, ai ele vê que nós somos assim!
Bjinhos.

Vanessa Anacleto disse...

Essas suas histórias são o maior barato :-). Abraço e bom fim de semana para a família!

chica disse...

ESSA FASE DAS MARCAS E GRIFES QUE OS OUTROS QUEREM INCUTIR NOS PEQUENOS É DOSE! Procuramos mostrar que nada disso é necessário,e tudo mais, mas quando chegar a hora, quero ver...abraços,chica

Anônimo disse...

Eu sempre adorei esse jogo apesar de usar cartas do baralho normal!

É engraçado ver como o consumo age com as crianças... mesmo que não seja uma coisa importante pra certa criança, os amigos da escola fazem essa pressãozinho, e a criança acabo se sentindo por fora.

Bom final de semana!
bjs

Glória disse...

Queridos Bia e Octávio,
Continuem firme nas decisões que tomam com as crianças, não importa a pressão de fora. O resultado positivo já está acontecendo (olha a Dona Ismênia no desenho do Diogo).
A vida se encarrega de muitas coisas. O jogo Uno foi uma dessas "soluções" que acontecem aqui e ali...

Alê disse...

ai, ai...tão pequenos e já passando pelas tristezas da vida....
Que bom que ele ficou feliz!