agosto 19, 2009

de olhos abertos

Harry Potter vem causando pesadelos aqui em casa. Tenho que admitir que os filmes são realmente assustadores. Para uma criança de 5 anos, deve parecer horripilante. Valdemort, a personificação do mal, o assassino dos pais de Harry, o vilão que o persegue em todos os filmes [não li os livros] é uma criatura de dar muito medo mesmo.

Acho interessante essa atração pelo mal, feio, malvado, uma atração pelo medo. Parece uma emoção que as crianças querem experimentar, repetidamente. Acho que faz parte da formação, conhecer o lado escuro das coisas pra poder sedimentar o lado claro, o bem, o belo. Não sei. O que sei é que nada existe sem o seu oposto, sem a energia contrária, masculino e feminino, bem e mal, claro e escuro, o yin e o yang.

Agora, todos eles manifestam um pouco de medo, cada um a sua maneira. Laura fica apreensiva na hora de ir pra cama e às vezes tem pesadelos. Outro dia, zapeando os canais a procura de um filme pra eles, passamos por Harry Potter e a Ordem da Fênix. Dissemos que era muito assustador pra eles e que era legendado, mas não teve jeito, quiseram assistir. Conversando com Laura sobre sua noite de sono, conturbada, perguntei se ela havia tido um pesadelo. Ela disse que sim, que sonhara com o Valdemort. Mario estava do lado e saiu-se com essa: ‘eu não tive pesadelo porque dormi de olho aberto!’ Sei...

5 comentários:

Letícia Volponi disse...

Mas ele é realmente asqueroso e a batalha final desse filme é muito grandiosa, mas divertido mesmo é o comentário do Mario

Jussara disse...

É, parece que crianças têm mesmo um fascínio por essa coisa do vilão, da maldade. Parece que gostam de sentir um certo medinho, rs. Não é bom mesmo que eles assistam a esse tipo de coisa no horário perto de ir dormir (não sei se foi o caso), acaba influenciando no sono e nos sonhos pq aquelas imagens ficam no imaginário delas (vi uma entrevista sobre isso há pouco tempo).
Dormir de olho aberto foi ótimo! hehehe.
Me sinto meio ET por não ter assistido a nenhum filme do Harry Potter.

Alê disse...

é interessante essa estória do medo né?? Mesmo sabendo q da sensação ruim que dá, a curiosidade aguça, fala mais alto, mesmo que se tenha que pagar um preço por isso... No caso deles " a hora de dormir"... MAs sabe q o Mario deu uma boa solução....dormir de olhos abertos é o "must"rsrs
Bjs

maria dulce disse...

Conheci seu blog há 03 dias e confesso que sempre que posso estou dando uma olhada. A forma que vc escreve é excelente, encoraja, emociona. Estamos (eu e meu marido) na fase de planejamento de aumentar a familia, e seus trigêmeos só podem servir de lição para quem está com tanto medo de ter apenas um ! Continue escrevendo, que será um prazer continuar lendo!

Anônimo disse...

Oi,
Eu tambem sou SUPER fã de Harry Potther e já li todos os livros.Que bom que eles estão gostando,
Eu me lemmbro de quando tinha a idade deles assistia o filme e ficava morrendo de medo! Tenho um pouco de medo até hoje pra confessar!
Abraços
Júlia (filha da Thaís)