agosto 27, 2009

pedalada ecológica

O colégio promoveu um passeio de bicicleta no Parque Ecológico. O lugar é lindo, na área de uma antiga fazenda do estado que foi um centro de pesquisas biológicas. Há uns 15 anos atrás [talvez até mais] foi transformado em parque, com projeto de Burle Marx. Bastou ser inaugurado para ser, imediatamente, abandonado. Ficou assim por anos, completamente sem cuidados, sem manutenção e fiscalização. Os usuários desapareceram. As capivaras se proliferaram, os carrapatos, o risco de febre maculosa.

Até que a cidade conseguiu fazer um acordo com o estado e o parque passou a ser municipal. Isso faz uns 2 anos e, devagar, as pessoas voltam a usar o parque. É um belo lugar, tem que ser mais usado pela população. Andando por lá é visível, mesmo aos olhos de um leigo, que há um projeto paisagístico diferente. As massas de arvores, de espécies que se agrupam pela paisagem. Muito bonito.

Apesar do frio, as crianças adoraram o passeio, pedalaram bastante, encontraram os amigos fora do contexto da escola. Nós encontramos os pais dos coleguinhas, alguns se tornaram nossos amigos, gostamos de estar juntos. Afinal, temos algo em comum além dos filhos de 5 anos: freqüentamos a mesma comunidade escolar.

Um comentário:

Jussara disse...

Como é que um parque recém inaugurado, e com projeto de Burle Marx, é rapidamente abandonado? Coisas do Brasil que eu não entendo. Que bom que foi retomado pela prefeitura. E que legal essa iniciativa da escola. Andar de bicicleta é bom demais, ainda mais nessa idade.