agosto 10, 2009

pai

Ser pai é uma escolha. Uma escolha que implica renúncias. Muitas renúncias. Tantas e tão grandes que quando estamos ainda esperando que o primeiro filho [no meu caso, os filhos] deixe o abrigo protegido do ventre materno não podemos imaginar nem de perto o que nos aguarda. De todas as escolhas que fazemos na vida essa me parece ser a mais transformadora. Por que ao escolher ser pai, o homem muda de condição. Multiplica-se, não está apenas nele, está no outro, mais no outro do que nele mesmo. A perspectiva da vida muda. Passa a ter a mediação de pequenos olhos que nem na vertical ainda enxergam o mundo. Enxerga com os olhos do outro, que é um pouco de si mesmo, mas é outro. É a dose de fragilidade e delicadeza que traz o equilíbrio necessário.

Ser pai é também uma dádiva. Não há como não se derramar de amores sobre pequenas criaturas que são a maior realização que o humano pode alcançar. É o milagre da química, da física, da biologia, o milagre da vida e do espírito que se materializa, toma forma de criança, nossa imagem e semelhança. É nossa única chance de ser um pouco deuses também. É a nossa chance de aproximação com o divino, o milagre, o transcendente. É quando nos deparamos com toda a grandeza e a miséria do humano, num só tempo.

Escolhi ser pai. Foi uma escolha consciente e sua realização foi ansiosamente aguardada. Mas não escolhi ser pai de trigêmeos. Fui escolhido e minha pequenez espiritual não me permite compreender as razões disso. Sobre a minha escolha de ser pai, transformadora por si só, foi aplicado um fator multiplicador. A transformação não poderia ser maior. Imensa.

Tenho que reconhecer que sou um pai afortunado. Agradeço aos céus, aos deuses, ao universo. Agradeço a Bia e aos pequenos que me escolheram. Por que minha escolha somada a deles fez com que eu pudesse viver as experiências que me transformaram em outro homem. Pai.

[Esse blog é muito gratificante. Recebo tantos comentários maravilhosos, delicados, sensíveis, emocionados. São importantes, estimulantes, reconfortantes. Quero agradecer a todos os que têm compartilhado esse espaço comigo seguindo a história dos trigêmeos.]

19 comentários:

Unknown disse...

Seu blog já faz parte da minha vida, entro todos os dias e acompanho todas as historias, é muito bacana e bonito a forma que escreve!
Seus filhos são lindos, parabéns !!

Paty - A grande espera! disse...

Perfeito! Só isso que tenho a dizer sobre o significado de ser pai descrito nesse post!
Deus realmente é maravilhoso!

Anônimo disse...

Olá Octávio,
Conheci seu blog na quinta-feira passada e na sexta já havia lido inteirinho. Seus textos são uma delícia, suas opiniões e dissernimento sao fantásticos e, claro, as histórias do trio, ótimas.
Parabéns pela família!
Abraço,
Camila - Itatiba

Alê disse...

Octávio, lindo seu texto!
Com tanta delicadeza e de uma forma tão simples vc fala o que é o amor de pai.Parabéns!!!

bjs!!!

Glória disse...

Sabe eu leio um bocado..., já li mais, muito mais, mas nunca havia lido um depoimento tão lindo, tão verdadeiro, tão ... sabe, eu acho que você conseguiu colocar em palavras seus sentimentos.
Eu havia dito que nem sempre é possível dar nome aos sentimentos. Mas eu estava errada. É possível para você. Você consegue. É o jeito Octaviano de ser e escrever.
Parabéns pelo dia dos pais ! Muita saúde, realizações, que grande e maravilhoso pai você é.
Eu queria que a minha família pudesse estar mais próxima de vocês... de você , da Bia e dos trilindos.

Anônimo disse...

algumas pessoas (como vc), fazem acreditar que um mundo melhor é possível.
Belo texto, maravilha é poder vir aqui e acompanhá-los nessa caminhada.
mesmo tardia, feliz dia dos pais.
um gde abraço
madoka

Unknown disse...

Octavio - voce E' um pai maravilhoso!!!! lindas suas palvras e tao verdade!
(e a miunha maquiagem borrou toda logo cedo de manha quando cheguei no escritorio e li seu blog.....quando sera que aprenderei a nao ler cedinho?)

Anônimo disse...

Que lindo!!!!!!!!!!! A mensagem de "dia dos pais" mais linda que li!!!!!!!!!!!! Você é mesmo muito sensível e consegue transmitir o que pensa/sente de uma forma indescritível! (Luísa - Natal/RN)

Anônimo disse...

Oi Octávio,

Conheci seu blog recentemente e fiquei encantada,linda história vcs estão construindo.
Vc e a Bia são guerreiros pq não deve ser fácil essa galera.
Coincidências, tb moro em CPS e tenho um Diogo (marido) e uma Laura, minha pequena com pouco mais de um ano,que tb tem olhos claros e é loirinha.
bjo p/ todos... continuarei acompanhando o blog.
Ana Paula

Letícia Volponi disse...

Parabéns, adorei o post e feliz dia dos pais atrasado!
Ganhou mais uma seguidora e vou linkar você lá no Pelos cotovelos e Cotovelinhos

Bia Lacombe disse...

Tata,

Fiquei arrasada que meu comentário que fiz logo que li seu post não havia sido salvo. Que pena! Como não sou boa com as palavras, verei se conseguirei re escrever. Vamos la...

Você não imagina meu prazer e felicidade de ser casada com um homem como você. Além de companheiro, amigo, marido amoroso, é um pai MARAVILHOSO. Tenho certeza que sou o que sou porque sou casada com você. Todos os dias eu aprendo um pouco mais.

Ter trigemeos não é fácil, mas com você por perto faz todo sentido. Nossos filhos te escolheram!!! Tenho certeza que seus posts serão lidos e relidos pelos três.

Você nos ensina a reconhecer lindas emoções escondidas pela rotina, dia a dia e dificuldades da vida.

TE AMO.

Bia Lacombe

Anônimo disse...

Seu blog é muito legal. Adoro a forma com que escreve, o seu amor incondicional pelos filhos. Parabéns pelo seu dia e continue escrevendo.

Jane disse...

Octávio,
Que lindo texto. Sem dúvida vc não foi escolhido por eles por acaso.

E que linda declaração de amor de sua esposa logo acima.

Deus abençõe vcs!
E Parabéns pelo seu dia!

Anônimo disse...

Otávio,

Adoro teu blog!
Lindas palavras sobre 'ser pai'.
Não vejo a hora de ser mãe também e poder sentir toda esta atmosfera que você descreveu que, certamente, também é compartilhada pela sua esposa.
Um abraço!
Espero que teu domingo tenha sido super legal com teus pequenos.

Piruetando com Ceci e Lú disse...

Oi Otávio,

Descobri seu blog e virei leitora assídua, é lindo e delicioso de ler. Sou mãe de gêmeas de 1 ano e 6 meses, meu marido fez um blog para elas também (http://paide2.blogspot.com/), assim como a Bia me considero uma felizarda, pois somos casadas com homens maravilhosos, sensíveis e PAIS de verdade.
Parabéns pelo dia dos pais e por todos os demais dias.

Abraços,

Rose

Jussara disse...

Mais um post que me fez derramar algumas lágrimas...
Texto sensível e tocante, quase uma poesia...nem tenho muito o que dizer. Filhos devem ser mesmo uma coisa mágica, o milagre da vida, de Deus, da reprodução. O acaso não existe, e se as crianças te escolheram é pq juntos vcs têm muito a aprender e a ensinar. E claro que um "pacote" desses, assim de uma vez, só poderia ter sido entregue a quem pudesse cuidar bem dele :).

PS: que charme esses três nessa foto. Adoro as fotos deles com pijamas. Acho que me faz lembrar da minha infância, eu usava pijama e adorava. Uso até hj, mas na infância tem um outro gostinho ;).

Marina disse...

Que delícia de texto!
Adorei o blog!
Bjs,

Maura Fischer disse...

Lindas palavras! Fiquei emocionada!

amor que soma:agora somos tres! disse...

Vc traduz divinamente o q é ser PAI!
Fico feliz por Diogo, Mario e Laura ter uma Paizão assim!
Fico feliz por ver PAIS no mundo...
Tenho um marido que tb é um grande pai, q desde o dia q a filha chegou ao mundo que se dedica a ela... a família enfim!
Parabéns aos meninos pelo pai q és.
Tb digo q Laurinha nos escolheu, não tenho dúvida disso!