agosto 03, 2009

o peixe do mario morreu duas vezes!

Fico surpreso com a longevidade dos betas aqui em casa. Desde março, quando chegaram aqui como presentes de aniversário dos trigêmeos, eles vão muito bem, saudáveis, espertos, bonitos e coloridos, como devem ser. A surpresa fica por conta dos inúmeros relatos de amigos que contam que os betas dão trabalho, não duram nada.

Mas nem tudo é tão azul assim. Na verdade, o peixe do Mario morreu 15 dias depois de ter chegado. Foi morrendo, devagarzinho, ficando quieto, amuado num canto nem tão canto assim porque o pequeno aquário é sextavado, e um dia amanheceu durinho, sem cor, boiando. Foi uma tristeza. Mario ficou abatido. A mim, coube a árdua tarefa de explicar que a morte é algo natural, faz parte da vida, é o fim comum a todos nós. Isso faz parte do aprendizado de ter animais, é uma experiência necessária. Ainda tive que fazer o ritual de enterro, nem tão enterro assim por que o peixe foi por água abaixo através do vaso sanitário [não há morada final melhor pra um peixe que não seja em águas mesmo, não é?!]. E, por fim, respeitamos um período de luto pelo peixinho que se foi, antes de escolhermos outro. Mario sempre se referia a morte de seu peixe dizendo que ele tinha ficado com olho de botão e aí morreu. Olho de botão? De onde ele tirou isso?

Uma semana de luto depois, fui com o Mario comprar outro beta. Tentei ajudar na hora de escolher o novo exemplar e por fim trouxemos pra casa um belo peixão. Logo ele estava ambientado e passando muito bem. Era mais quieto que os outros 2, mais lento, mais na dele, dormia encaramujado na lagosta que enfeita o aquário do menino. Inspirava preocupação, mas ia muito bem, até que saímos de férias. Quando voltamos, o peixe estava esbranquiçado. E foi piorando, piorando, piorando. Ah! Se eu soubesse que era só um fungo, um funguinho de nada...

Bem, troquei a água dos aquários, fiz uma limpeza geral. E na hora de voltar o peixe pro aquário, o Mario quis me ajudar e pronto! Deixei o peixe cair sobre a mesa da cozinha, tentei resgatá-lo, com todo o cuidado, empurrando-o para a tampa do aquário, que parece uma tela, com um buraco central, maior. E não é que o peixe caiu exatamente no buraco em que não podia cair! E ficou preso lá, entalado. Fiquei assustado, meti os pés pelas mãos, não consegui retirar o peixe da armadilha que eu mesmo criei, não segurei a tensão e declarei que o peixe estava morto. Isso tudo sob o olhar atento do Mario que, sentindo a tensão e ouvindo minha declaração, caiu no choro. Um choro sentido, assustado, desolado. O peixe semi-vivo, entalado, machucado pelas minhas tentativas de resgate, seguiu o mesmo caminho de seu antecessor: as águas do vaso sanitário. Eu fiquei arrasado. Matei o peixe do menino! Sofri por duas semanas, calado.

Isso foi um pouco antes de minha irmã chegar de Tubarão com os 3 primos queridos. Então foi aquela farra, pergunta daqui, conta dali, risadas de 2 em 2 minutos com as coisas que essas crianças falam. E por fim, o Diogo conta a tragédia: o peixe do Mario morreu 2 vezes! E a gargalhada foi geral, não era pra menos! Morreu 2 vezes?!?! Genial. Claro, na cabeça dele fazia sentido, foram 2 mortes do mesmo peixe, o peixe do irmão. Não importa se foram duas criaturas diferentes, eram os 2 peixes do irmão, então, o peixe do Mario morreu 2 vezes! Por incrível que pareça, foi só aí que consegui superar o trauma da culpa pela morte do peixinho. As risadas me fizeram esquecer do desastre. E devem ter tido o mesmo efeito sobre o Mario.

Mais uma semana de luto e partimos pra escolha de mais um beta pro Mario. Dessa vez escolhemos um bem esperto, pequeno, vermelho, lindo! Aproveitei pra compra um fungicida e bactericida e uma redinha própria pra transportá-lo na hora da limpeza. Está aqui em casa há uma semana. Está ótimo. Bonitão, betão! O Mario está feliz, contente com seu novo peixe. Agora todo cuidado é pouco pra evitar que o peixe do Mario morra 3 vezes! Longa vida aos peixinhos beta!

P.S. Os outros 2 peixinhos vão muito bem, obrigado!

7 comentários:

Paloma Varón disse...

Ahahaha, o peixe que morreu duas vezes. Parec manchete do extinto NP (Notícias Populares). Mas faz todo sentido na imaginação infantil!

Glória disse...

Lindo !

Ju disse...

Adorei! Ri sozinha aqui! Tb adorei o post da Laura mandona...rsrs

beijos,
Ju

Soraya Wallau disse...

Ri muito! Espero q esse viva bem!
Ah, uma dica! Tente deixá-lo em um lugar cante, ou melhor q não seja frio e q bata um pouquinho de sol, o meu ficou bem melhor qnd fiz essas coisas.
Bjão

Bia disse...

Como diaria a minha mãe, "tragicomica" a morte do peixe do Mario! bjs

Jussara disse...

Tadinho do Mario, perder o peixinho duas vezes! Ainda bem que no final tudo se resolveu e terminou em risadas. Que o novo peixe tenha mais sorte, e vida longa a todos eles! :)

Desirée Tapajós disse...

Essa crianças são mágicas, falam cada coisa, que só rindo. Que o peixinho tenha longa vida :).

Tri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/