agosto 18, 2009

no oftalmologista

[Mario, Laura e Diogo com cara de sala de espera]

Ontem os tri tiveram consulta no oftalmologista. Não é a primeira vez, já haviam ido quando tinham 3 anos e pouco. Com um histórico familiar pesado, dos 2 lados, é preciso acompanhar os olhinhos desses 3. Meus avos maternos e paternos usavam óculos, meu pai e minha mãe, os pais da Bia usam, Bia e eu usamos. Difícil eles escaparem dessa ilesos.

Então fomos, fui levando os 3. Claro que rola aquela apreensão por antecipação, vai doer, o que ele vai fazer, como é e tal. Eles não lembram muito da primeira consulta. Diogo saiu de casa dizendo que queria usar óculos. Tadinho, pensei comigo e disse que usar óculos era meio chato, mas que se precisar tem que usar.

Por que pagamos um plano de saúde privado, fomos a uma clínica privada e esperamos 1 hora e meia pra sermos atendidos. Consulta marcada para as 5 da tarde, fomos atendidos às 6 e meia. Normal. É assim que funciona, reclamar pra quem? Fico imaginando quem tem que usar o serviço público, a agonia que deve ser. Enfim... O problema é que os trigêmeos não sabem que a coisa funciona [ou desfunciona?] assim. Reclamaram, acharam que estava demorando muito, perguntavam por que demorava. Eu respondia que médicos são assim mesmo e que não sabia o porquê de ser assim, mas era.

Quando o médico veio nos chamar, Diogo partiu pra ele dizendo que ele tinha que ser mais rápido, tinha que nos chamar mais cedo, que ele era preguiçoso. O médico ficou meio constrangido, mas saiu-se bem. Eu fiquei quieto, demonstrando assim meu descontentamento.

Entramos na sala [já com medições eletrônicas feitas nos olhos dos 3] e Laura se dispôs a ser a primeira a fazer os exames. Tampa um olho, lê as letrinhas lá na frente, na verdade um M que vira as perninhas para os 4 lados, cada vez mais miudinhas. O médico perguntava pra que lado estavam as perninhas em tal letra e na outra e ela ia dizendo pra lá, pra cá, pra baixo, apontando com a mãozinha. E a pequena leu tudo, até aquelas letras microscópicas que só se vê em bula e contrato. Visão 100%! Segundo o médico isso pode significar miopia no futuro. Não me surpreenderia, embora eu tenha astigmatismo.

Depois foi a vez do Diogo. E o médico avisou que ele tinha uma pequena deficiência e que poderia precisar de óculos. Foi indo, indo, lendo, até que nas letras menores empacou. Então colocou aqueles óculos de oftalmo pra medir quando seria necessário pra corrigir. Tenta esse, tenta aquele, ‘com qual as letrinhas ficam mais bonitas, Diogo?’, ‘esse aqui’, disse ele e leu as letrinha miúdas. Pronto! O Diogo vai precisar de óculos, meio grau. E o menino ficou radiante!

Por ultimo foi o Mario, que já estava inseguro bem antes de seu exame. Olhava os irmãos fazendo o teste e perguntava, apreensivo, ‘como é que eu vou adivinhar pra que lado está pai?’ e eu dizia que ele ia enxergar e contar o que estava vendo. Então ele começou o teste, tímido e foi lendo, lendo e empacou nas miúdas. Pos os tais óculos, tentou, mudou, mas por fim ficou no grau zero mesmo. 100% também.

Os 3 saíram de lá exaustos. E Diogo causando inveja nos irmãos, que também querem usar óculos. Tive que prometer que todos vão ter óculos e um será diferente do outro [vou ter que arranjar óculos sem lentes pra Mario e Laura!]. Diogo já gosta de ler e escrever e agora de óculos vai ficar mais parecido com um pequeno intelectual do que já parece.
‘Como vão ser seus óculos, Diogo?’
‘Eu quero óculos redondos!’
‘Iguais ao do Harry Potter?’
‘Não, iguais a um binóculo!’
'Nossa!!!'

13 comentários:

Claudia disse...

Olá Octávio! Conheci seu blog outro dia e virei "seguidora". Parabéns pela tropa! Esse seu post me lembrou das minhas sobrinhas, que há pouco tiveram que ir ao oculista e só uma delas precisaria de óculos (elas têm 10 e 8 anos). A mais velha, de visão perfeita, ficou chateada. Minha irmã, para não criar polêmica, não teve dúvida: comprou um óculos com lente sem grau pra ela ficar igual à irmã...
Se soubessem como isso é chato...
Um abraço!

Mari disse...

haha, criança é o máximo, né? Lembro de uma amiga que quando era pequena desejava loucamente usar aparelho. Como não precisava, ela improvisava com umas peças de plástico dentro da boca...
Bom, Diogo vai ficar uma graça de óculos. Que bom que ele não se incomodou!
beijo!

Jussara disse...

Estavam lindos com essas carinhas de sala de espera, rs. Não sabia que visão 100% nessa idade pode significar miopia no futuro. Que coisa! Eu tinha miopia e fiz cirurgia, mas só descobri aos 12 anos. Minha mãe quase teve um troço pq o grau já estava meio alto( e só foi subindo com o tempo, embora eu usasse e fosse dependente do óculos 24 h). É chato mesmo usar óculos, ainda mais sendo criança. Mas se ele acha legal, menos mal, né? Vai levar na esportiva. Adorei a bronca que ele deu no médico. Foi mais que merecida! Chamar o médico de preguiçoso foi engraçado, rsrs. Acho uma tremenda falta de consideração essas longas esperas que eles nos obrigam a fazer.

Letícia Volponi disse...

Diogo fez muito bem em reclamar. Nós nos acostumamos com os atrasos dos médicos e eles ficaram confortáveis com isso. Quanto à Laura, eu sempre enxerguei muito bem. Quando pequena o oftalmo também disse que eu poderia ter miopia no futuro. Até os vinte e nove nada mudou...

Soraya Wallau disse...

hahaha. Criança tem cada uma. Eu era louca pra usar óculos, tanto q qnd eu falei q não enxergava o q estava longe ninguém acreditou. Usei óculos até os 26/27, mas uma hr eu cansei e fiz a cirurgia, agora estou livre, mas qnd tô nervosa sinto falta de um aro. Vai saber pq? ahhaha
Bjão, procês.

Renata disse...

Ah, muito injusto só um deles poder usar óculos do Harry Potter...rrsrsrs!
Criança é um barato...ficam felizes com cada coisa, né?? Tenho dois sobrinhos que usam óculos e não se incomodam nem um pouco, ainda bem!
beijos

Ziza disse...

Hahahahaha, eu li e lembrei de mim qdo criança, queria tanto usar óculos, que meu pai me levou ao oftalmo, o médico começou a me experimentar os óculos c lentes, (sim, isso foi na decada de 70)eu achava todos muito ruins, qdo encontrei um q ficou perfeito e eu "feliz", o médico disse q a armação usada não tinha lentes! Meu pai simplesmente caiu na risada e me gozou pela vida toda! Foi realmente hilário e a história inesquecível.

Glória disse...

Querido Octávio,
Sâo sete e meia da noite, e após servir um lanche para as crianças, resolvi pegar uma receita no www.tudogostoso.com.br, e aproveitei para dar uma olhada em vocês (o Blog está no primeiro "favoritos") e... surpresa ! tinha novidades ! consulta oftalmológica, hum... texto grande, pensei, que delícia... Ajeitei-me mais confortavelmente na cadeira para aproveitar cada palavra... Sabe, é como se eu ganhasse um presente a cada post, a cada dia.

Que delícia de narraçâo ! (Você tem que transformar este Blog em livro..., está esperando o quê ?)
Fui com vocês à consulta, esperei junto, fiquei cansada, chateada de tanto esperar, conheci o médico, sei bem a cara dele quando o Diogo reclamou, enfim, foi muito legal !
Obrigada e boa noite Octávio. Como serâo os óculos ? Hum a escolha será muito interessante, conte-nos em detalhes quando acontecer !

Paloma Varón disse...

Eu usei óculos pequena porque era estrábica. Mais tarde usei aparelho. Mas o que eu mais queria era usar bota ortopédica (era a coqueluche dos 80's) e eu não precisava... Até hoje sou louca por botas. Me livrei do estrabismo, da futura miopia (que apareceu aos 16 e foi exterminada a laser), tenho dentes perfeitos e uso as botas que quero, que são bem melhores que as ortopédicas. Diogo vai se amarrar em usar óculos e, quando não quiser mais (e estiver grande o suficiente), jpga um laser, sai um cheirinho de queimado e... voilà: visão novinha em folha!

Jane disse...

Faz bem em levar as crianças ao oftalmo, assim se tiver algum problema já corrige e isso não prejudica eles.
Aqui em casa ninguem escapou. Todos somos miupes. Meu irmão é o caso mais grave da família. Começou a usar óculos com 3 aninhos e o grau foi só aumentando até perder a visão. Como a esposa dele tbm é deficiente visual (tem retinose pigmentar) o Gabriel (meu sobrinho) teve a primeira consulta com 1 mes de vida.
Graças a Deus tudo perfeito, mas devido ao histórico familiar terá um acompanhamento mais rigosoroso.
De olho na saúde dos pequenos!

Obrigada pela visita.
Boa semana pra vcs!

Alê disse...

hahaha
a cara da Laura é a mais hilária de todos!!!
Octavio me identifiquei tanto com o Diogo.... eu tb desde pequena sempre quis usar óculos e até hoje....nada de necessidade de óculos....rsrs
beijos

Naiana Bueno disse...

Bom dia vocês 5!

foto de vocês de óculos por favor! óculos como se fossem binóculos!!

beijos, mãe das gêmeas Kimi e Yami!

Paula Carolina disse...

aahaahahahaa me divirto!