agosto 28, 2009

jabuticaba

Domingo, depois do almoço, as sombras compridas do sol de inverno que ia caindo, as crianças soltas, brincando até cansar. Aquela preguiça só esperando o dia acabar. Mas o melhor de tudo foram as jabuticabas, uns 20 pés, centenários, carregados, um verdadeiro jabuticabal. Não sei se existe fruta melhor. É a minha preferida. Talvez pitanga chegue perto. Pensando bem, jabuticaba não tem concorrentes, mas gosto bem de manga, jaca [o cheiro de jaca no Rio], sapoti, graviola, caju, maracujá, tangerina, cajá, fruta-do-conde [ou pinha? ou ata?], caqui, amora, abacaxi, as laranjas todas e todas as bananas. Mas jabuticaba....e não tem coisa melhor que comer no pé.

Diogo comeu tantas, mas tantas que fiquei até pouco preocupado com o menino. Vai saber, jabuticaba solta tudo. Mas não deu nada. Enquanto ele comia jabuticabas subindo nos pés com o amigo, os outros se esfolavam descendo o barranco e pedalando.

10 comentários:

Isadora disse...

Jaboticaba é um dos presentes do céu!!!!

Anônimo disse...

haja fôlego heim? e vc ´não basta ser pai, participando`?
Na infância comi muita fruta no pé, mas caramba, não cruzei com nenhum pé de jabuticaba, pena! já é saborosa qdo comprado, imagine fresquinhas.
as crianças fazem de um papelão um mundo feliz, imagina, é só alegria.
um bom final de semana
madoka

Paloma Varón disse...

Que infância mais gostosa essa dos trigêmeos. E que felicidade poder proporcionar isso a eles, não? A foto do Diogo pendurado na árvore está linda! Me lembrou a minha infância, na Bahia, em que eu e meus primos passávamos a tarde pendurados num pé de siriguela (AMO) e ninguém nos tirava de lá. Ao lembrar, hoje, sinto até o gosto da siriguela na boca.

Anônimo disse...

Ai que saudade de jaboticaba!!!!!!!! e de subir em árvore!!!! (coisa que vou passar um bom tempo sem fazer...).
Mas sentir saudade de coisa boa é muito bom, sinal que viveu coisa boa...
Luísa

Soraya Wallau disse...

Ah, jabuticaba é muito bom! Na casa do meu irmão em Jaguariúna tem um pé que é super concorrido, uma delícia. Agora por aqui eu descobri um pé de maçã, uma maçãzinha bem pequena e azedinha que é uma delícia, que eu e o Tutu adoramos dar uma visitada. :)~

Sol disse...

Deve ter sido um dia lindo...

Alê disse...

ai, que fotos deliciosas!!!!!!!
: )
me deu saudade dos meus tempos de infância.....
beijos

Márcia disse...

É maravilhoso a infancia que você e sua esposa estão propiciando aos seus filhos. Sempre leio o seu blog e sou uma grande admiradora da educação para com eles. Uma das melhores lembranças que tenho de minha infancia é comer jabuticaba do pé. Parabens, tudo isso será fundamental na vida adulta de seus filhos, com certeza se tornarão adultos felizes e realizados.

Unknown disse...

aaahhhh.....JABOTICABAS.......faz uns 6 anos que nao como uma.....minha nossa! minha boca encheu de agua so de pensar....e sem duvida a minha predileta tambem!

Glória disse...

Li o post e fui preparar o almoço de domingo (almoçar fora aos domingos com a família além de estar pela hora da morte, é, como dizia seu pai, PDI). Enquanto picava, ralava, lavava, refogava, e cantarolava, fiquei pensando em vocês subindo nas jaboticabeiras, saboreando essas doçuras, rindo, e dizendo uns aos outros :
- nossa! olha esta que encontrei !
Quando eu saboreio uma fruta costumo fechar os olhos e agradecer em pensamento a Deus o presente. A textura, a cor, o aroma, o sabor...
Quando corto ao meio um mamão formosa e vejo aquela linda estrela no meio, me emociono.
Agradeço.
Pareço estar à beira da morte, mas até onde eu sei não estou. Penso que por ter trabalhado tantos anos em UTI, acompanhando pessoas tocando a fragilidade da vida, isso me fez valorizar o milagre vida.
...
Mas percebi que depois que tive os filhos, alimento-me menos de frutas, por mais que tenha, penso que se eu comer, um ou mais filhos podem vir a me pedir a tal fruta e eu terei comido... A simples idéia disso acontecer me aterroriza. E olha que não passei por miséria em minha vida para justificar isso... pelo menos não que eu me lembre...
Esse jaboticabal centenário, para mim, é o paraíso na terra. Que bom vocês terem ido passar essa tarde lá.