Ontem li uma entrevista no Estadão que me deixou mais seguro. Transcrevo aqui alguns trechos do que disse à repórter Adriana Carranca o médico sanitarista Gonçalo Vieira Neto, superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês, ex-diretor da Anvisa.
"Suspender as aulas era inevitável?
A gripe veio pra ficar. Fará seu curso no inverno, matará tantos quanto a gripe comum e a partir da primavera sua incidência vai diminuir. Então, para fazer sentido, as aulas tinham que ser suspensas até o final do inverno. Duas semanas não adianta nada. A medida só se justifica do ponto de vista político porque, se morresse um aluno a culpa toda iria recair exclusivamente sobre o governo. O que eu recomendo é o retorno das aulas e a proibição das crianças com sintoma de gripe de irem à escola.
Mas o vírus não pode ser transmitido sem os sintomas?
No primeiro dia de transmissão, sim. Mas nós continuamos andando de ônibus e metro, indo à igreja, freqüentando locais fechados como os shoppings. Não faz sentido cancelar somente as aulas.
(...) No inverno de 2008 a gripe matou 17 pessoas por dia em São Paulo. A diferença é que 45% delas tinham mais de 80 anos. E, dessa vez, nos parece que os idosos estão sendo menos afetados. (...) Essa é uma boa notícia. (...) A má notícia é essa pneumonia que verificamos nos jovens infectados pelo H1N1. (...) Hoje, o que se pode afirmar sobre o H1N1 é que é transmitido como uma doença respiratória com índice de mortalidade dentro dos padrões de uma gripe comum. A única faixa que foge desse padrão e nos preocupa é a de jovens, entre 15 e 30 anos. (...) Não há indícios de estarmos caminhando para uma catástrofe."
[Jornal O Estado de São Paulo, 16 de agosto de 2009, p. A 26]
4 comentários:
Sinto-me tateando às cegas com essa gripe. Temo pelas crianças...
Os abençôo com toda minha fé ao saírem para a escola (faço isso sempre). Acredito na força da bênção de pai e mãe.
Eles não tem frequentado lugares fechados.
Vai ficar tudo bem.
Pelo o que vc fala, os tri têm uma ótima alimentação, comem de tudo, são super ativos e saudáveis. Isso contribui para um bom sistema imunológico. É bom ficar alerta, mas sem neuras. Aqui onde moro faz mto calor, e os especialistas já disseram que em lugares assim é mais difícil do vírus se propagar. Ainda assim, já existem alguns casos de pessoas com a gripe. Mas sinceramente, ela não me assusta. Acho que a mídia tá fazendo alarde em excesso. Tanto que já corre na internet um texto denominado "A pandemia do lucro", com o qual eu concordo, exceto pela parte das vacinas, das quais não sou fã. Mto boa a entrevista com esse médico sanitarista.
Octavio, aqui fiquei assim dividida como vcs!!!Mas,hoje a Marina voltou a escola.Pensei, repensei e vi que não dá para colocá-la numa bolha(bem q eu gostaria)rs
Mas, rezo todos os dias para q essa pandemia acabe logo.
E que Deus proteja nossos pequenos!
Beijos
Que turminha linda! Deus os proteja sempre de todo mal.
gde abraco
Postar um comentário