maio 19, 2010

médico

No Canada, o sistema de saúde é publico. O básico é provido pelo governo. Apesar do sistema ser federal, cada provícia tem certa autonomia pra decidir como aplicar o plano de saúde. Por exemplo, em Alberta, paga-se $82 por mês para a família toda. Há complementos privados pra muitas as coisas, como dentista, óculos, plastica, etc.

O médico é de família e ontem fomos a nossa primeira consulta. É difícil achar um médico, há falta deles por aqui. O médico precisa declarer que está aceitando novos pacientes pra que voce possa se cadastrar com ele. Quem nos indicou esse médico foi um casal amigo, os pais da Faith, colega dos tri na escola, Clare e Jae.

A clínica fica no South West, coisa de 15 minutos de casa. Fui com as crianças, Bia foi direto do hotel. Chegamos e preenchemos alguns formulários e aguardamos uns 10 minutos. Nos encaminharam pra sala de consulta e aguardamos mais 5 minutos. Logo entrou o Dr. Falodun, nigeriano, super jovem e simpatico. Fizemos uma ficha com ele, nos fez uma série de perguntas e pronto. Qualquer coisa que precisarmos marcamos uma consulta com ele e ele nos encaminha para o que for necessário.

Batemos um papo rápido, falamos de copa do mundo e percebi que ele é também recém-chegado no Canada por que mencionou que passou apenas um inverno aqui. Por isso estava aceitando novos pacientes.

Enfim, agora temos um médico de família. E as crainças gostaram dele porque, segundo disseram, o médico não fez nada com eles…

5 comentários:

Bia disse...

Adorei o comentário final... de que o médico não fez nada com eles! hahaha! :)

E se esse médico é recém chegado no Canadá, da onde ele é?!

bjs

Laura disse...

Mais uma vez eu gostaria de registtrar o quanto seu blog é interessante !!
E essa nova vida no Canada, nos ensina coisas novas a todo dia...

Grande beijo aos tri e um especial para a vovó que é uma fofa !!!

Márcia disse...

E ainda falam mal do Brasil, onde já se viu não ter medico!

Jussara disse...

Acho legal isso de médico da família, pena que aqui no Brasil isso quase não existe mais. Eu me trato com Homeopatia há muitos anos e por serem humanos por excelência e fazerem consultas minuciosas onde falamos absolutamente tudo para eles, os Homeopatas acabam se tornando o médico da família (um acaba levando o outro) e se tornam nossos amigos tb.

Mary disse...

Tivemos um colega que foi para o Canadá, era cirurgião plástico. Mas não sei como se faz para adaptar o currículo dos estrangeiros aos dos canadenses.