março 02, 2009

calor e formigas

Enfim o verão chegou pra valer trazendo com ele as formigas. As temperaturas estão altíssimas! Um calor acachapante! E pra piorar, nossa casa esta tomada por formigas. Onde elas estavam antes? Porque apareceram agora? Porque têm esse comportamento nervoso, atribulado, trepidante? Com o calor elas não agüentam ficar nos formigueiros e saem em busca de uma brisa qualquer, um alivio para as temperaturas escaldantes. Comportamento parecido com o dos humanos que não agüentam ficar dentro de casa e lotam as ruas noite adentro. A cidade fica mais barulhenta e agitada. O sono das pessoas fica comprometido. A paciência idem.

Isso me lembrou um conto do Italo Calvino que li há muito tempo atrás, quando tinha meus vinte e poucos anos: La Hormiga Argentina [fui pesquisar e não é que a Formiga Argentina é de fato uma espécie de formiga?]. Acho que li em espanhol mesmo porque me lembro do título assim. O conto está no livro La Nube de Smog [veja uma pequena sinopse aqui] e as duas histórias são ótimas. Aliás, Calvino é um dos meus autores prediletos [por influência do professor e amigo Cininho].

O fato é que não agüento mais as formigas passando por todos os lugares da casa, na pia da cozinha, no fogão, na mesa, na sala, no escritório, nos banheiros, em todos os cantos. Elas me deixam nervoso, incomodado. Estamos enfrentando aquelas formigas minúsculas, microscópicas, chatas, sabe qualé?! Não se pode deixar um bolo sobre a mesa, nem que seja coberto, protegido, encapado com papel filme e as bichinhas dão um jeito de entrar pra beliscar um pedaço. Agora só faltam entrar na geladeira! Vai ser o fim da picada! Ou não, vai saber, talvez seja o início de algo bizarro?!

Acabo me sentindo no conto de Calvino, em que uma família vê suas vidas completamente dominadas pelas formigas. Pelo menos, nesse fim de semana, as vi muito pouco porque passamos os dias fora de casa, no clube com os trigêmeos, praticamente dentro d’água. Agora pergunta se eles acharam ruim?

8 comentários:

Anônimo disse...

Hummm!! formiga pequena significa mudança!!!!

Anônimo disse...

Aqui em casa estava lotado de formigas, mas já sumiram. No carnaval, fui para o chalé da praia e não aguentei as formigas... havia para todos os lados. Dizem que estão se arrumando para o inverno... será??
Falando em literatura, Vc já leu "O cavaleiro inexistente(I.Calvino)?

Abraços,
Marli

P.s... seus filhos são lindos

Ju disse...

Odeio essas formiguinhas...minha mãe teve que detetizar a casa 3 vezes para as malditas sumirem.

Ah...e sei que é chato, mas tem um selo pra vc lá no blog.

Beijos,
Ju

Anônimo disse...

Querido Otavio, bateu tanatas saudades que decidi colocar seu nome no google pra ver no que dava, e olha só ! um Blog dos trigemios !!
Que lindo !
Estou tentando enviar um comentário mas parece que nao estou conseguindo. Meu nome é Gloria, fomos amigos na adolescencia, estudamos no mesmo colegio.
Estou tao feliz por voces
Por favor, entre em contato

Estou aguardando.
Gloria.

Pura Cafajestagem disse...

QUANDO ERA CRIANÇA EU ADORAVA FORMIGA, COLOCA VÁRIAS DE ESPÉCIES DIFERENTES NA MESMA LATA, SÓ PARA VÊ-LAS BRIGAR, HORA E MEIA TOMAVA UMA FERROADA... MINHA MÃE DIZIA QUE QUANDO EU MORRESSE IA PASSAR NO MUNDO DAS FORMIGAS! HUAHUAHUA

OCTAVIO, AGORA QUE EU VI... A LAURA TEM OLHOS AZUIS, DIEGO E MARIO CASTANHOS, SERÁ QUE OS OLHOS DELA VÃO SE MANTER ASSIM? TOMARA!
ADOREI AS FOTOS...
GRANDE ABRAÇO!

Anônimo disse...

Otavio, vi minha mensagem no seu blog, parece que deu certo, viva!
Entre em contato pelo email.
Estamos na mesma fase de vida, filhos pequenos, alegrias, bagunças, responsabilidades, dúvidas, esperanças...
muitas saudades,
Glória

Soraya Wallau disse...

OI Octávio, eu nunca li Calvino, mas as formigas, q me infernizaram muito no Brasil, me faziam lembrar do Cem anos de solidão, eu achava q elas iam me levar embora. hahaha.
BJão pros tri e pra Bia de feliz aniversário atrasado.

Ps: Aqui eu não vi formigas dentro de casa ainda! Yay \O/

Anônimo disse...

EH....FORMIGA EH MUDANCA COM CERTEZA.......CARREGANDO COISAS......
E por aqui quase nao se ve....acho que nao imigraram pro frio.....quando vejo formiga me da uma saudade DANADA do Brasil..... :(
e no Canada nao deve ter tambem....
:)