março 06, 2009

de ponta cabeça

Este texto foi publicado em penso, logo...escrevo


Desculpem, mas tenho que expressar aqui minha indignação com 2 histórias absurdas e revoltantes. Depois que me tornei pai fiquei mais antenado com os acontecimentos com crianças. E o que vem acontecendo no Brasil é deprimente.

Primeiro a história do menino Sean. Nasceu nos EUA, pai americano, mãe brasileira. Depois de uns anos, a mãe volta com o menino ao Brasil, de férias. As férias vão se alongando e um belo dia o pai fica sabendo pela mãe que eles não vão voltar pra casa. Como? É isso, não voltaram pros EUA, nunca mais. O pai, desesperado, tenta tudo, mas não consegue sequer rever o filho. A mãe se casa de novo no Brasil – sem se divorciar do primeiro marido! – e no parto da filha do segundo casamento, morre. Naturalmente, você pensa, o menino Sean vai ficar com o pai. Nada! O segundo marido, da poderosa família de juristas Lins e Silva, requer a alteração do sobrenome do menino. O que? É isso!

O caso vai a justiça americana, brasileira e permanece sem solução. A justiça brasileira defende que o menino deve ficar com essa família no Brasil mesmo admitindo que a mãe ficou com o menino ilegalmente. Agora virou quase um caso diplomático, com o envolvimento de chanceleres, deputados e até o presidente do Brasil e a secretaria de estado dos EUA, Hillary Clinton. Agora pergunto, que justiça é essa que defende esse tipo de comportamento? Que valores regem de fato a justiça brasileira?

O segundo caso é o da menina do Recife, de 9 anos que foi abusada e estuprada pelo padrasto e engravidou de gêmeos. O que? É isso! Criou barriga, sentiu enjôo, foi ao medico, descobriu a gravidez. A lei brasileira permite o aborto nesse caso: abuso sexual e risco a saúde de menor. Uma menina! Foi internada num hospital e o arcebispo de Olinda solicitou ao hospital que a liberasse na tentativa de impedir o aborto. Como? É!

Então ela é internada em outro hospital e a equipe médica toma todos os cuidados e realiza os procedimentos necessários para garantir a saúde da menina, física e mental! E o que faz o arcebispo de Olinda, seguindo os cânones da Igreja Católica? Excomunga os médicos e a mãe da menina! Como é que é? Pois é! Segundo a Igreja não se pode tirar uma vida e isso automaticamente leva a excomunhão! Mas é uma menina de 9 anos! Não pode. A menina foi estuprada pelo pai? Não pode. Poderia morrer se levasse a gravidez adiante. Não pode. Poderia ter sérios problemas psicológicos no futuro. Não pode. Como uma criança iria criar outra criança? Não pode.

Não consigo entender. Afinal, onde está a justiça? Será que isso existe no Brasil? Esse país está doente, de pernas pro ar, tudo invertido, todos os valores corrompidos. O que é isso? O país defende o seqüestro de menores? Parece que sim. E a Igreja católica, caduca, - não parece coisa de gente ignorante? – não consegue ter qualquer sensibilidade que ultrapasse seus dogmas pra julgar um caso especifico de violência social e individual?

Há inúmeros estudos que apontam que a religião católica atrapalha o desenvolvimento econômico do país, em contraposição a lógica protestante que alavanca economicamente as sociedades em que se insere com mais força. Então a Igreja está cega, não consegue ver o que acontece atrás dos muros de seus mosteiros e catedrais, onde se encastelam os homens que se acham acima da lei. E, por outro lado, a justiça feita pelos homens está completamente corrompida por interesses individuais e políticos, privilegiando as classes dominantes, legislando para si próprios.

Fui criado na religião católica, mas há muito tempo não acredito na sua visão dogmática do mundo. Tenho vergonha de ser católico, vou pedir pra ser excomungado. Tenho vergonha de ser brasileiro!

23 comentários:

Andréa disse...

Octavio, concordo com todas as frases, palavras, letras, vírgulas e, principalmente com os pontos de exclamação do seu post. Tudo isso que está acontecendo é um completo absurdo e impossível de compreender. Indignação é pouco para o que eu sinto...
Infelizmente eu acho que esse país não tem mais jeito não!
Beijos,
Andréa
www.picolecarioca.com.br

Eliane disse...

Oi Octávio, senti a mesma indignação que você.
Infelizmente o Brasil está podre e corrompido.
Venha logo para cá e traga os trigêmeos, eu acredito em uma sociedade mais justa.
Grande beijo, Eliane.

Isadora disse...

Quero ser excomungada também...

Daniele disse...

Oi. Venho acompanhando seu blog faz um tempinho. Cheguei aqui atraves dos blogs do pessoal que leem seu blog e moram no Canada.

Tambem estou com muita vergonha de ser brasileira. Mas pelo menos catolica eu nao sou mais (mudei de religiao).

Vanessa Anacleto disse...

Concordo em todos os pontos, e seria excomungada com orgulho também!

abraço

Anônimo disse...

ah meu querido irmao......concordo e sinto a mesma dor....mesmo de longe so sabendo dessas coisas depois de muito tempo que aconteceram.....VEM LOGO pra mais perto!!!!!! ESTAMOS ESPERANDO!!!! quando a gente le daqui as noticias dai parece estoria e nao verdade....
coragem....keep at it! it will soon get better!

Ju disse...

É Octávio...o que mais me dá certeza de que estar aqui foi o melhor que fizemos é ler as notícias do Brasil. Com tantos valores morais corrompidos por aí, e toda essa supervalorização a "cultura do malandro" eu realmente não tenho esperanças de que algum dia as coisas vão melhorar por aí. Tá tudo errado! Também tenho vergonha de ser brasileira. É como eu sempre digo: Ser patriota no Brasil é a mesma coisa que ser mulher de malandro, vc só toma porrada e acha que tá tudo certo.

Cintya Mathias disse...

Olá Octavio!
Acompanho vcs a mais de um mês q da primeira vez q entrei aqui li a história toda de uma só vez pq não consegui parar! Bom resolvi me pronunciar apenas agora pq em casos como estes todos devem tomar partido!Eu estou realmente indignada com essa decisão da igreja! E repito o q vc disse: Eu tenho vergonha de ser católica!!!
Se médicos q fizeram seu trabalho para salvar a vida de uma criança e uma mãe que só quer o bem para sua filha são excomungados, eu tm quero ser!!! Não preciso de uma igreja que coloca a vida de crianças em risco e perdoam aqueles que abusam dessas mesma crianças!
Deixando bem claro que sou totalmente contra ao abortoo!!
Quando os futuros pais tem totalmente noção do q fizeram e não se protejeram por falta de vergonha na cara! Mas estamos falando de uma criança! Uma inocente q foi abusada por um pervertido q ela teve o infostúnio de ter como pai! Índividuoo este q por um acaso foi excomungado por abusar da própria filha?! Não em momento alguM!
Não! Não é desse tipo de orientação que eu preciso!
Eu repito! Estou envergonhada de ser católica!
Octávio! Me perdoe pelo tamanho do texto e pelo desabafo! Ainda mais para um primeiro comentário!
Mas há coisas que revoltam! Me desculpo novamente! Um abraço e parabéns por suas trÊs bençãos!!! São crianças extremamente lindas!!@
PArabéns vc e a Bia capricharam!
Ichii já to me sentindo intimaa! SHAsuAISH
Um abraçO!

Tathi disse...

Oi Octavio...

Já acompanho seu blog há um bom tempo! Sou completamente apaixonada pelas historias lindas dos seus filhotes! Por sinal....eles são muuuuito lindos!
Um dia quero ter filhos assim! hehe
Em relação ao Brasil....ah o Brasil....simplesmente já não tem mais solução. Está totalmente corrompido em seus valores morais. E a imoralidade já tomou conta até da Douta Igreja Católica!
Sou cristã, e não abro mão dos preceitos da Biblia....mas o catolicismo, há muito tempo, já não faz mais parte da minha vida!
Uma vergonha esse arcebispo!
Fique na paz!
Beijocas...

Tathi

Anônimo disse...

Bem, eu nao associo estas noticias com o fato de ser brasileira.
Eu nao tenho vergonha de ser brasileira, ao contrario, tenho orgulho. E morando aqui, fiquei mais orgulhosa ainda.

Este padre, OMG, sem comentarios.

O caso do menino Sean esta muito falado aqui no Canada e todos estao a favor do pai. Ontem ele estava no CNN no Larry King. O poderoso Lins e Silva esta perdendo as forcas..mas ate a pouco ele proibiu este pai de falar no assunto e ganhou. Ele ganhava todas...uma palhacada ao meu ver, visto que ele pecou ao se envolver com a cliente.
Isto , pelo meu entender, eh uma artimanha de um advogado que sabe todas as virgulas de um processo de familia e parece que ele eh especializado nisso. Mas, bem...nao pense que aqui no Canada ou em qquer parte do mundo nao existam advogados que "de inocente vc vira culpado". Quem naolembra do caso J.O Simpson ? que saiu inocente de um processo longo e confuso?
Que aqui no Canada os medicos omitem o sexo do baby e a populacao tem esta mentalidade de "ser surpresa" e descobri que o real motivo eh que certas etnias provocam aborto ou matam os babies recem nascidos qdo descobrem que eh uma menina ? O problema que eu vejo eh que o Brasil tem uma imprensa marron que divulga, bate, martela e mostra incansavelmente as noticias e todos reagem..ou nao... aqui no Canada, vc fica alheio, nao sabe, nao ve, e os jornais divulgam o minimo do minimo. Por um lado eh saudavel, mas por outro lado somos alienados de tudo.
Acho que sou a unica neste post que desconecto uma coisa da outra.
Marlise - B.C.

Glória disse...

A indignação é como o vento, passa.
Esses acontecimentos merecem nosso silêncio, pela menina, pelo ser que foi gerado, pelo abusador, pelos profissionais envolvidos,pela cegueira dos bispos.
A nós, a eles o mais profundo silêncio...

O que importa é a espiritualidade e não a religião. Religiões são terrenas, a espiritualidade é divina, transcende, nos comunga com Deus.

O Brasil é um mega desafio para quem realmente se importa.
O Brasil é para guerreiros.
Para pessoas que pulsam, que se comprometem, e querem dar as suas vidas um sentido.


Aos nossos filhos oferecemos os mais transparentes valores, e amor, muito amor a vida, assim serao tambem eles guerreiros.

Glória

Glória disse...

Este comentário é especilamente para os "overseas" brasileiros.

Humm... que tédio aí heim ?!
Voces deveriam voltar pra cá, enfrentar. Ë o país de voces que está ficando cada vez mais de "pernas para o ar" sem a ajuda de voces.

Acham difícil, complicado... e se mandam ?

O que dirão aos seus filhos ?
- Ah... estava difícil viver lá, país corrompido sabe, não aguentei.
Queria um ambiente assim mais clean, mais camuflado , maquiado pra nós. Uma coisa assim mais esteticamente apresentável... sabe, um país com colonização mais nobre, elegante.

-Huumm... pensam os filhos. - Já estudamos esse assunto nas aulas de história. Então... nós fugimos ? É isso ?

Voces deveriam voltar, e voltar nadando por esse mar afora pra já chegar aqui no clima, arregaçar (alguém tem um dicionário ?) as mangas e meter a cara, lutar.

Abraços

Glória.

Marilia disse...

Gloria,
Gostei de seu comentario.
Moro no Canada e parece que o Canada esta na moda, como USA estavam anos 80 e a Europa anos 90. Agora a bola da vez, e a Australia e Canada. Aqui esta cheio de brasileiros residentes, temporarios e visitantes.

Ninguem deixa de ser brasileiro so por estar aqui ou overseas. Como ninguem deixa de ser gaucho por morar no Rio e o carioca nao deixa de ser carioca por morar em Minas.

Mas todo imigrante tem as mesmas caracteristicas no inicio. O deslumbre se repete assim:" que asfalto bonitinho! que montanha linda! que clima fresquinho! que governo organizado!"..mas isto dura no maximo 6 meses, depois vem a repeticao, a monotonia, a solidao, porque o canadense nato acha que o Pais deles tem imigrantes demais e nao se misturam..

E os brasileiros de deslumbrados passam ao despreparo e depois ao desespero seguida de depressao. Vivem "sitiados" como li num blog, se sentindo numa prisao, fazendo pedidos de qquer coisa pela net ou ate viajando ao USA para comprar algo que lembre sua vida ou o Brasil..Conheco brazucas que fogem de brasileiros novatos , por acharem "perdidos demais", dai veio a fama de brasileiro nao gostar de brasileiro, mas tudo tem um motivo. Mas no final, quem ajuda brasileiro sao os proprios brasileiros. Fazem asociacoes, fazem encontros, comemoram e da para acreditar que ainda somos alegres, amigos e um povo saudavel, pque de gente esquisita, crencas esquisitas, conexoes esquisitas o Canada esta cheio, eh uma grande salada de frutas.

Acredito na espiritualidade tbem forever. Religiao ainda eh um tabu devido a infinidade de religioes e para nao ferir ninguem, nao se comenta nada ,para nao repetir o que acontece na faixa de gaza !!..enfim, FIM.

Anônimo disse...

Otávio, também sou católica e estou deixando de acreditar em certo conceitos da igreja.A atitude do bispo e da justiça brasileira representam uma retrocesso ao nosso país. É lamentável. Mas ainda acredito que o país tem a chance de mudar: é so acontecer uma grande catástrofe no poderio brasileiro que a coisa vai mudar. Será? Lamentável!!!

Também quero ser excomungada.

abraços.

Anônimo disse...

Na verdade, concordo com a Glória. A espiritualidade é a mais importante, e não a religião. Aliás, religião (religare) significa religar-se a Deus.....

Já me excomunguei.

Anônimo disse...

Vergonha de ser brasileiro?
Vergonha de ser católico?
Porque? Será que a canalhice de alguns representa a canalhice de todos?
Existe algum país onde todo mundo é perfeito ou alguma religião, regra ou doutrina onde todos possam estar à vontade?
Respeito e tolerância é artigo raro no mundo de hoje, em todo o mundo, não só no Brasil, cabe a nós praticarmos e transmitirmos os valores que acreditamos.
"Give peace a chance!"
Bom domingo a todos!

Alê disse...

Oi, Octávio! Me identifico muito com seus pensamentos em relação a igreja católica.Há tempos não me considero católica, por causa de muitas decisões da igreja, que eu não concordo.Acho surreal!
Quanto ao menino, eu torço muito, para que o pai verdadeiro fique com a guarda dele.
Só não tenho vergonha em ser brasileira.Pelo contrário, por ser brasileira, e me orgulhar desse país, é que luto, para fazer dele um país melhor.Sei que tem muita coisa ruim, mas tem muita gente do bem, que acredita nesse país e luta para um dia, ele se tornar um um país melhor.
Muito legal, seu texto! Parabéns!

Anônimo disse...

Olá Octávio!!!
Também acompanho seu blog há um bom tempo (desde que minha irmã engravidou de trigêmeos - também são dois meninos e uma menina!!).
Só resolvi me colocar pois fiquei indignada com sua indignação...
Sou brasileira e católica e não me envergonho. Tanto o Brasil como a Igreja são feitos de pessoas, santas e pecadoras, ao mesmo tempo.
Por isso não podemos generalizar: o erro de um não representa a corrupção de todos. Não podemos desacreditar e simplesmente abandonar o barco. O Brasil depende de cada brasileiro, assim como a Igreja depende de cada católico que procura dia-a-dia dar testemunho da sua fé. Não se trata de ser ingênuo, mas de assumir a responsabilidade com consciência,compromisso e confiança.
Por tudo que já li neste blog admiro muito sua história e sua família. Seus relatos motivaram muito minha irmã! Obrigada! Grande abraço.
Cris

Sandro e Família disse...

Otávio

Assunto polêmico sempre irá gerar opiniões favoráveis e outras contrárias a sua opinião, mas quero lhe parabenizar pelo texto e pela coragem em expressar seus sentimentos e sua revolta com os fatos relatados.

" Pior cego é o que não quer ver...porque ele enxerga, mas não assimila. Percebe, mas não crê. O que vê é o que deseja, e é sempre bom lembrar que o colírio limpa a areia mas deixa uma lágrima de lembrança."

Abraço

Rogério disse...

Olá Octávio, tudo jóia?!

Assunto espinhoso, hein?!

Respeito sua opinião e, em partes, concordo com ela, ok?!

Porém, sou católico e da parte de dentro, rs... aquela que acredita na melhoria, na revisão de conceitos, na construção conjunta... ainda tem muita coisa a avançar e ser discutida, decisões como esta não nos deixam orgulhosos e, de forma alguma, concordo com a decisão do Arcebispo.

Como qualquer outro país, o Brasil é regido por leis que sempre que possível, serão usadas para o bem próprio do indivíduo. Tenho certeza que, assim como nós, muitos austríacos tem vergonha de ver um pai enclausurar a filha e seus netos, por isesto, em um cubículo sem luz durante anos, os americanos em levar a sua população para situação de miséria, os ingleses ao ver seus policiais absolvidos ao matarem um inocente... enfim, tantas outras nações que não vem a justiça e ordem chegar onde acreditam.

Cada vez mais percebo que cada país tem a sua banda podre. O nosso problema é que o brasileiro não se ve como agente causador da desordem, o problema sempre é nos outros e, muitas vezes, erramos pela omissão.

Grande abraço!!

Rogério Lima

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.