março 21, 2009

a pé

Ontem fomos a pé pra escola. Há muito tempo eles pediam pra fazer isso, desde que fui a pé com a Laura num dia em que os dois ficaram de cama, gripados. Então, ir a pé pra escola virou uma meta a ser alcançada. Eles acordavam e perguntavam se era hoje que iriam a pé pra escola: ‘hoje vamos a pé, pai?’ E eu dizia que teríamos que combinar antes porque precisaríamos acordar mais cedo, porque a pé demoraríamos mais pra chegar à escola.

Como ontem acordei as 5 da matina, achei que dava pra ir numa boa. Me arrumei, preparei o lanche dos tri, botei a mesa do café da manhã, separei os uniformes, os tênis e fui pro quarto acordá-los.

Quando fui chamá-los na cama, já fui logo anunciando: ‘vamos levantar porque hoje vamos pra escola a pé’. E os três pularam da cama num piscar de olhos. Se aprontaram rápido, tomaram o café da manhã e fomos embora.

Saímos as 10 pras 7, as ruas ainda sem o movimento intenso da manhã. Os três puxando suas mochilas, foram cantando uma parte do caminho. Atravessaram as ruas tranquilos, fizeram observações e comentários sobre o que viam, pararam em frente ao muro de uma escola infantil que tinha os personagens Disney pintados, elegeram os que mais gostavam.

Em 15 minutos chegamos. Eles estavam satisfeitos. Entraram na escola quase sem olhar pra trás, sem beijo, sem despedida. Eu voltei sozinho, pelo mesmo caminho, também muito satisfeito por ver-lhes a alegria com o feito. Mas o caminho não estava, tão bonito e animado como na ida, não era nem sombra daquele que havia feito a 5 minutos atrás...

2 comentários:

Alê disse...

que delícia logo de manhã nesse astral! não há nada melhor!!
: )

Daqui há alguns anos o pedido será: pai, deixa a gente ir sozinho pra escola???

Ps- seu post me lembrou essa minha época,no dia em que me deixaram ir a pé, sozinha pra escola, que tb era perto de casa.Foi um custo negociar essa ida para escola a pé com meus pais!rsrs

Anônimo disse...

que lindo!!!!
posso sentir com voce!!!!