março 05, 2009

lição de casa [3]

A lição de casa essa semana foi mais complexa, mais numérica, eu diria. A tarefa solicitava que eles fizessem uma pesquisa junto aos pais pra saber o peso e o comprimento quando nasceram. Nos temos uma carteirinha de saúde que na verdade é um caderno com toas essas informações dos pequenos, desde o carimbo do pezinho até hoje. Então a parte da pesquisa foi fácil.

Fiquei feliz em vê-los envolvidos com a lição. Parece que tudo é uma aventura pra eles, eles se divertem tanto com as coisas, tenho que me segurar pra não dar boas gargalhadas.

Depois da pesquisa veio a parte difícil: escrever os números. Nos lemos na carteira de saúde de cada um e eu escrevi os números num papel para que cada um pudesse copiá-los. E ai começou a diversão. É, porque eles até que sabem ler os números, mas escrever, só sabem alguns. Eles tem aquela coisa do espelhismo [escrevem as letras e números ao contrario, como se estivessem num espelho. É espelhismo que se chama?], que de vez em quando aparece e dá uma marca infantil para o que estão fazendo. Eu acho sensacional vê-los tentando escrever, deve ser um esforço tremendo.

Então o 3 fica parecendo E, o 2 fica parecendo S, o 5 parece 2, o 7 parece F, o 9 fica parecendo um pirulito e por aí vai. E a cada vez que eles escreviam um número chamavam os outros pra ver, ‘olha só o 7!’, ‘olha o 3!’ e davam gargalhadas, rolavam de rir. Também me diverti mas fingi que estava sério!

3 comentários:

Patrícia Melo disse...

Ah sim, o espelhismo ! Creio que tive um pouco quando criança também! Imagino o esforço que eles fazem pra escrever mesmo, tiro por meu primo mais novo! Ele faz um esforço e tanto pra escrever, e quando consegue é uma festa só! Com o tempo, vai ficar bem fácil, ainda mais que eles devem ser bastante inteligentes!
Aguardo a próxima lição!
Beijo

Isadora disse...

Esses pequenos nos mostram a cada atividade que viver é uma aventura que pode ser bastante divertida!

Unknown disse...

tata,
duro é ver que eles entendem o que estão escrevendo, mesmo que para nós não tenha significado algum.
abçs
nando