março 03, 2009

Glória!

Tenho que fazer uma pequena grande confissão. Sou péssimo com amigos. Não mantenho laços, não cultivo os vínculos. Até sei porque. Com 11 pra 12 anos me mudei de cidade e isso foi terrível pra mim. Numa tacada só perdi os amigos que tinha e com quem ainda não tinha ligação estreita, forte e não consegui estreitar laços com os amigos que fiz na nova cidade. Então criei esse mecanismo de defesa, melhor manter certa distancia e se acontecer de alguém mudar, ir embora e tal, não há muito sofrimento. Ai não procuro muito, não telefono, vou ficando na minha. Fui assim a vida inteira. São poucos os amigos que compreendem isso. Como são poucos os que não vejo por anos e quando encontro é como se tivesse sido ontem. Isso acho genial! Ma não minimiza meu pequeno grande defeito!

Agora, se há uma coisa sensacional na web é esse poder de localizar e reencontrar pessoas que você não via há tempos. Imagina só, como você faria para fazer uma busca por um amigo que você não encontra desde os tempos do colégio? Vai até o colégio? Sim, se for na mesma cidade e o colégio tiver os dados atualizados doas ex-alunos, pode dar certo. Mas isso é ficção, não é?!

Com a web, você digita o nome da pessoa no Google e ele te mostra uma serie de resultados. A probabilidade de encontrar um link que leve você ao seu amigo é muito grande. A menos que ele tenha mudado de nome. Pesquisando na web reencontrei amigos do Pio XII, época do primário, mas não os encontrei ainda pessoalmente. Reencontrei amigos do colegial que se mudaram pra outros países e alguns que, por ironia, moram na mesma cidade que eu mas nunca nos encontramos! Também reencontrei amigos do mestrado, mais recente, 12 anos atrás.

É a primeira vez que o blog dos trigêmeos funciona como elo pra reencontrar uma pessoa querida, uma amiga dos tempos de colégio. Demais! Fiquei emocionado, arrepiado, chorei, quando li o recado. A primeira reação foi: ‘Hum, Glória, quem será Glória?’ Depois me vem a cabeça: ‘Glória só conheço duas, minha Babá e minha amiga de escola.’ Então leio o recado e ai foi difícil segurar...

...porque a Gloria não foi apenas uma amiga, mas uma companheira de aventuras da adolescência. Aventuras mais minhas do que dela, porque, comparadas com as minhas, as dela eram elevadas ao cubo.

Então, ai vai um recado pra Glória.

Querida Glória,
Você não pode imaginar quantas vezes digitei seu nome no Google. Infelizmente, todas as vezes não tive sucesso. Acho que você mudou seu sobrenome. E me lembro bem dele, porque é um sobrenome marcante. Lembro tantas vezes de você, das coisas que fazíamos juntos, da sua cidade, do seu apartamento, das nossas viagens...
Você não sabe como fiquei ao ler sua mensagem! Que bom que você me achou! Estou louco pra saber como você está! Que loucura, como isso pode acontecer, não nos vemos desde o fim do colegial!
Olha, seu email não aparece, nem pra mim, por questões de privacidade. Então, pra gente poder se falar, clica no meu visualizar meu perfil aí a direita e você vai achar meu email. Me manda uma mensagem.
Estou esperando.
Um grande beijo,
Octavio

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia, Octávio.
Não esquente. As pessoas são diferentes na sua essência. Uns têm maior facilidade para fazer amigos, contatos, se exporem; outros, mais fechados, instrospectivos, cada um na sua, mesmo. O bom da net é conhecer gente nova, fazer novas amizades (que, mesmo virtualmente, são muito valiosas), trocar experiências e, o mais importante, saber que no mundo há muitas pessoas ligadas à família; e o seu carinho pela esposa e filhos mostram isso. Assim, veja, há pessoas que mesmo que pensem que não criam laços, vínculos, estão enganadas, pois, como vc pode perceber em seu blog, atraem as pessoas sem perceberem. Não é uma forma de manter um certo laço?

abraços,

Má.