maio 04, 2010

lenha

[esse é o novo estoque de lenha, tres fileiras até a cerca no fundo]

Calgary é uma cidade grande, não só na população, 1 milhão de habitantes. É a terceira cidade e a quinta região metropolitana do país em população. Grande também na dimensão. São 727 quilometros quadrados de area, o que pode tornar as distâncias percorridas bem longas. Não sei qual a porcentagem da area total é coberta por parques, mas eles são muitos. Só de trilha de bike e caminhada são 700 km de extensão.

Apesar da cidade ser grande e a infra estrutura ser espetacular se comparada as cidades do mesmo porte no Brasil, Calgary tem, como grande parte das cidades do continente, muitas ruas de terra. Sim, vários dos bairros pela cidade, mesmo os bairros centrais, contam com back alleys, ruas de serviço de terra. Isso é ótimo, porque aumenta a area permeável do solo urbano. Bia compara esse ‘clima’ das ruas de terra com nossas cidades de praia, Ubatuba, por exemplo. E reclama que a casa fica suja por causa da poeira.

Eu sempre gostei de fazer coisas ligadas a natureza, mas a vida foi me empurrando pra uma vida mais urbana. Quando vim pra ca achei que ia fazer muito mais coisas ligadas a natureza por causa dos parques e da proximidade das montanhas. Mas nunca imaginei que fosse fazer o que fiz ontem.

Nossa lareira é a lenha e o consumo é relativamente alto. Don tem um bom estoque de lenha e se ofereceu pra compartilhar a lenha com a gente, disse que podíamos usar o que precisássemos. Desde o início fiquei preocupado com isso, de repente acabar com o estoque dele. Ele contou que tira uma permissão com o governo pra cortar lenha nas montanhas, válida por 1 mes. Me ofereci pra ajudá-lo na empreitada quando ele fosse. Ele também disse que fica de olho no Kijiji pr aver anúncios de pessoas que precisaram cortar árvores e oferecem a Madeira pra quem quiser pegar. Fiquei de olho no Kijiji por um tempo também, já que queria colaborar com o estoque mas depois de vários insucessos na busca, parei de procurar.

Ontem a tarde, eu aqui trabalhando na minha busca de empregos, vejo pela janela o Don chegando. ‘Ei, Octavio, tenho um presente pra voce’. Levantei, sai com ele pelo quintal. ‘Trouxe um monte de madeira pra transformar em lenha’. Fomos até a alley e a van dele estava cheia de toras de madeira de uma árvore recém cortada. Eram toras de cerca de meio metro de diametro por meio metro de altura. Descarregamos, ele me deu um machado e começamos a rachar as toras. Na verdade, ele fez o trabalho pesado, cortando as toras em 4 e eu pegava esses pedaços e cortava em pedaços menores. Em cerca de uma hora estava tudo cortado e estocado do lado da casa.

Mais tarde ele ainda foi buscar mais madeira que também cortamos, mas dessa vez não consegui ajudar muito. A madeira era mais dura, bem mais dura. Me falta prática mas um dia chego lá. Agora a lenha fica estocada, até secar. Talvez possa ser usada em novembro, quando começar a outra estação fria [se bem que hoje está nevando, ventando forte, com temperaturas próximas de zero!].

Nunca imaginei que fosse fazer essas coisas em Calgary. Muita gente deve fazer isso por aqui e por outras cidades espalhadas pelo país e pelo continente. Só posso dizer que estou adorando essas oportunidades de fazer essas coisas que, no Brasil, eu não tive chance de fazer.

[essa pilha em primeiro plano está aqui desde que nos mudamos pra cá]

[esse é o estoque mais seco que estamos usando agora]

2 comentários:

Anônimo disse...

Que legal! Imagino que deva ter sido um exercicio e tanto!
bj, Marina

Cecilia Brandao disse...

Uau, isso eh que eh fazer algo diferente, hein?!! No ano que vem, depois que a Amanda nascer, precisarei fazer uns exercicios destes para perdcfer peso - ja estou me voluntariando, ta?!!

Q bom q a Bia arrumou emprego. Desejo muita sorte!

Nao sumam hein?! Vamos ver se a gente marca um lanchinho semana que vem.. Neste findi tem torneio no Spruce Meadows, mas na semana que vem estamos por aqui - vamos ver se a gente se fala..

beijo para todos!
Cecilia & cia