junho 04, 2009

televisão

Há alguns anos não assisto canais abertos. Acho que já faz uns 4 anos. Não, não sinto falta nenhuma, muito pelo contrário. O acesso a canais fechados, pagos, me mostrou programas tão bons e diferentes do que se vê nos canais abertos que fui percebendo que muitas coisas me incomodavam na televisão nossa de cada dia.

Não assisto a Globo, nem Band, nem SBT, nem Record, nada, nenhuma outra. Às vezes passo pela Cultura. E vez ou outra assisto a uma corrida de fórmula 1 ou a um jogo do campeonato brasileiro de futebol. Desculpe, mas não dá. Pode me chamar de elitista e alienado. Sei que só faço isso porque posso ter acesso a canais fechados. Mas foi uma das melhores coisas que fiz. Vivo muito melhor sem isso.

Não sou um estudioso do assunto, mas tenho a impressão que o Brasil é um dos únicos países do mundo em que uma emissora de televisão tem o poder de formação da cultura nacional, segundo seus próprios interesses. Eu não consigo aceitar isso. Não é possível que a rede Globo imponha padrões num país com tantas desigualdades sociais como o nosso. Minha opção tem muito a ver com minha indignação contra esse poder desmesurado.

Não dá pra agüentar os telejornais. É muita violência. A edição é uma construção altamente sofisticada, as notícias se encadeiam conforme objetivos da emissora. Não dá pra ver novela. Os temas são ridículos, os atores e atrizes são péssimos [há exceções], e no pacote você engole um monte de merchandising e outros padrões de comportamento vendidos como a tendência do momento. Programas de auditório, então, nem sei o que dizer. É tanta bobagem junta que é insuportável.

Fora isso tem essa celebrização de pessoas que são completamente fúteis, vazias, ocas. Não suporto colocar dentro de minha casa e ficar escutando gente como Faustão, Gugu, Hulk, Xuxa, Angélica, Luciana, Galisteu, Bonner e Fátima, Hebe, Datena. Coloque tudo no mesmo saco, afinal, é tudo igual, chacoalhe, não sobra nada. Essas são nossas celebridades? Junte-se a isso tudo a questão da publicidade, do consumismo [veja post abaixo].

Televisão é um meio de comunicação poderoso. Ensina coisas boas e ruins. Informa e desinforma. Não consigo mais ver TV aberta, meus olhos são muito críticos. As crianças só fizeram confirmar minha decisão. Não dá pra ficar refém dos interesses da TV e ainda fazê-los reféns também.

[leia mais aqui]

Um comentário:

Eliane disse...

Octávio,
acho que no Brasil eu era viciada em telejornais, aqui não sinto a menor falta, quando alguém me fala de alguma coisa ruim que aconteceu por aqui, já passou faz tempo rsrs. Sou uma verdadeira imigrante alienada de coisas como violência, só leio ou ouço o que realmente me interessa.
Bjcos e estamos te esperando. ( para termos aquelas conversas bem culturais regada a uma boa cervejinha gelada que ninguém é de ferro)
Eliane