dezembro 03, 2010

school conferences

Ontem foi dia de reunião com os professores da escola. Recebemos os relatórios sobre cada uma das crianças há uns dias atrás e marcamos a reunião pelo sistema de agendamento on line da escola.

Os três estão indo bem, acompanhando a turma, absorvendo o conteúdo, cada um no seu ritmo. Mas, sabe como é, apesar de sabermos que cada um é um, quando temos dados concretos sobre os quais comparar um com o outro, bate uma preocupação. Talvez a preocupação maior seja preservá-los de encarar suas próprias diferenças, mas eles parecem lidar tão bem com isso. Além disso ainda temos considerar que cada professor é diferente, tem suas estratégias de ensino, suas metodologias de avaliação e tal e coisa.Enfim, coisas de pais e mães.

Enquanto tínhamos nossas reuniões com cada professor, o trio ficou brincando na feira de livros que tinha montada na biblioteca. Já sabiam até que livros queriam comprar. Então partimos pra maratona de quatro reuniões em uma hora.

Diogo vai de vento em popa. Tem se mostrado um aluno brilhante, aplicado, dedicado, curioso acima de tudo. Lê e escreve muito bem, não tem problemas com os números, socializa bem com a turma. Ele usa muito bem a estratégia dos sons das letras pra ler e assim consegue ler e escrever também. Segundo o professor, foi o aluno que mais progrediu na sala desde o início das aulas.

Mario é quem nos preocupava. Mais retraído, tímido, não consegue demonstrar para a professora o que sabe. E ele sabe, só que se não fala, a professora não tem como avaliá-lo. Mas parece que essa semana ele começou a desabrochar e a participar mais das aulas. A professora se mostrou animada com seu progresso.

Laura também não tem muitos problemas com o aprendizado. A questão é comportamento. Ela é meio imediatista, impaciente e as vezes ameaça os colegas, bate, sei lá. Coisa boa não é. Estamos de olho e ela vem melhorando. Quanto a leitura e escrita, como ela acha que sabe tudo, acaba não se permitindo aprender. Mas também nessa parte ela vem demonstrando mais interesse.

Depois ainda tivemos uma reunião com o diretor e a vice-diretora e batemos um papo sobre os três, suas diferenças, personalidades. Foi muito bacana. E ainda recebemos um cartão de natal da escola, muito legal, que nos deixou emocionados.

3 comentários:

Anônimo disse...

eu também me emocionei com esse post, Octávio, muito mesmo o progresso de cada um deles, a individualidade e o respeito, amor, dedicação, etc...de vcs.
um abraço
madoka

Jussara disse...

É, não é pq são trigêmeos que são iguais. Cada um com seu tempo e seu desenvolvimento. Mas logo logo os três estarão lendo e escrevendo. É só esperar pra ver. Pelo pouco tempo de escola e de língua nova, eles estão indo super bem.

Claudia Storvik disse...

Olá, Octavio. De vez em quando visito o seu blog prá saber do desenvolviento linguístico dos trigêmeos aí no Canadá. Parece que a história é mais ou menos sempre a mesma: cada criança no seu ritmo, do seu jeito. Há algum tempo li seu post A história da mudança [14] – a língua e desde então tenho pensado em entrar em contato prá saber se você conhece www.filhos-bilingues.blogspot.com . Acho que vai gostar. Um abraço e boa sorte. Claudia