dezembro 30, 2010

balanco

Fim de ano, hora de fazer um balanco de tudo o que aconteceu ao longo desses 12 meses. Antes mesmo de comecar posso dizer que foi um ano e tanto.

Ano que comecou com a familia sem casa mas com um pe no Canada. Quase dois meses na casa dos pais da Bia. Nos cinco, casa pequena, temporaria, tempo de aprender a ceder, aceitar, escutar, compartilhar. Foi tempo pra reafimar a generosidade dos meus sogros que sao movidos a projetos, muitos projetos. Nos 5 com eles foi um projeto e nos demos bem durante o tempo que durou.

Ano de dizer adeus a tudo que nos era familiar, a comecar pela familia. Ano de separacao dos irmaos, pais, primos, amigos, dos lugares, das coisas, da cultura em geral.

Ano que comecou de verdade quando pusemos os pes em Calgary e comecamos a concretizar o projeto de viver por aqui. Ano de descobrir muitas coisas novas, de aprender, de fazer novos amigos. Foi a hora de comecar do zero, tudo de novo. E conhecer uma nova cultura, experimentar novos sabores, ouvir novos sons, relaxar, desacelerar, perder o medo, estabelecer novas relacoes, aprender, aprender, aprender.

Inesperadamente, ano de fazer amigos pro resto da vida.

Ano de ver as criancas desabrocharem, aprendendo a ler e a escrever, aprendendo uma nova lingua, fazendo novos amigos. Ano de estabelecer as relacoes familiares, do nosso pequeno nucleo familiar, em novos padroes, de estreitar lacos, de lancar fundacoes para o futuro.

Ano de desafios profissionais. Ano de um pouco mais de sorte. Ano de muitas alegrias. Ano de iniciar coisas novas. Ano de escrever muito. Ano de pensar muito. Ano de muitos comecos, muitos projetos, muitos planos e muitas realizacoes.

Nem sei se teve algo que foi negativo. Talvez a coisa mais dificil foi ficar longe da familia, dos amigos. Mas isso fazia parte do projeto. E como estamos aqui, todos estao planejando vir nos visitar, o que eh muito bom.

O ano foi bom, muito bom. Intenso. Se ha uma imagem que pra mim traduz essa intensidade eh a imagem das montanhas rochosas. A cada vez que me deparo com as montanhas sinto um fascinio. As montanhas sao fascinantes. Foi um ano fascinante! Que venha 2011!

6 comentários:

Paloma Varón disse...

Octavio, adoro a forma como vcs encaram a vida, vcs é que são fascinantes. Desejo um feliz 11 para esta família linda e muito querida!
Beijos

Unknown disse...

É isso aí Octavio, sua coragem, determinação, garra e ousadia me inspiram!!!!Continue sendo esse paizão e que 2011 seja surpreendentemente melhor, com muita saude e realizações!
de sua sempre aluna e seguidora.
Carol.
PS: Gostaria de ter seu endereço se fosse possivel.

Jussara disse...

Tb adoro essa imagem das montanhas, me encanta.
Realmente, foi um ano e tanto para a família Lacombe. E foi muito bom poder acompanhar tudo por aqui, torcer, vibrar e me emocionar.

Uma ótima entrada e um 2011 ainda melhor!
Um grande beijo e um abração nessa família guerreira e encantadora.

Bia disse...

Feliz 2011 Octavio!!! :) bjs

"Direto das terras gélidas do norte..." Vanessa disse...

Feliz Ano novo!!! Que 2011 seja repleto de realizações!!! Em maio estaremos em Calgary!

Abs: As montanhas são facinantes, quando eu as vi em 2007 pela 1a. vez, eu também fiquei...sei lá... é uma sensação que ainda não consigo descrever...é mais parecido com "capturada".
Abraços!!!!

Beth disse...

Feliz 2011 para vocês !!! para os seus 3gemeos, OCTAVIO e BIA. Uma ótima surpresa tê - los encontrado e acompanhar o seu blog, tanto este quanto o da fischer price. Sempre mostrando a todos nós que a vida é de ser experimentada com todos os seus desafios, sabores, revezes, vendo - os com compaixão, condescendência, e acima de tudo sentir o amor incondicional pelos nossos filhos que estão aí para ensinar que acima de tudo sempre é bom estar criança! Um grande abraço afetuoso dos trigêmeos de Brasilia e da mamãe Beth