dezembro 09, 2010

trabalho 7: apoio

Enquanto isso, Justin ia me orientando, me treinando, me ensinado o que podia nos seus últimos dias de trabalho. Até que um dia, no final de um dos meetings que temos com os gerentes todos os dias, Justin olha pra mim e diz: stay. Ele sempre dizia isso pra mim e pra outros dois líderes novos, Ashraf e Carolyn. Todos saíram e ficamos os três novos. Ele fez peguntas pra um, deu instruções, fez o mesmo com o outro. E dispensou os dois. Então ele começou a falar:

You have something to tell me. You seem a bit frustrated.
No. Actually I’m getting confortable with the new position, with the team, with the department.
But something is wrong, tell me.
I’m having problems with one of the guys. He’s playing against us, nor for us. I ask him to do things and he messes everything up.
Who is it? Laurits?
Yes.
What do you want to do?
I don’t think he’ll fit the team, it might not be worthy keeping him here.
Do you want to fire him?
I don’t know, do you think I can do it?
Let me tell you, He wanted your position, that’s why he's acting like this. He thought he could be the lead. He came to me. But I picked you because I see something on you.
Oh! That explains lots of things. Knowing that I think that the best thing to do is let him go right away.
Ok, let’s do it tomorrow. We’ll do it together. Look, make yourself visible. Prepare yourself for the next position available. There are 14 leads in the store. Improve your management skills. And if you need anything, anything, here is my phone number. Call me if you need anything, OK? Anything.


Não preciso dizer que sai dali quase chorando, não é? O cara gostou mesmo de mim. E além disso, acho que acontece alguma coisa nesse país, que é parte da cultura desse país, feito de imigrantes. As pessoas reconhecem histórias, similaridades nas trajetórias de uns e outros. A impressão que tenho é que Justin olhava pra mim e via o pai dele, o avô, o tio, talvez o vizinho, um amigo do pai, alguém que ele conhece que passou pela mesma coisa, que chegou aqui querendo trabalhar. Alguém que largou tudo, profissão, família, amigos e veio tentar uma vida nova. E teve que começar tudo de novo. E esse alguém recebeu a ajuda de outro alguém. Acho que essa história se repete, incansavelmente, todos os dias, inexoravelmente, por essa banda do planeta.

8 comentários:

tati e os meninos disse...

Puxa Octávio que bacana!
Parabéns!
Apesar do sentimento de cordialidade do local, apoio e essa idéia que vc tem passado, penso aqui que uma parte disso é sua mesmo!
Quero dizer você com certeza merece a confiança que estão te depositando.
"I see something on you", Justin disse, não foi?

Abração pros 5!
Vai lá pai dos tri! Manda ver!

Anônimo disse...

Esta novela está muito interessante. Todos os dias aguardo o capítulo novo. Estou curioso para ver onde vai chegar!

Carlos ( KK ) disse...

Massa... océu é o limite meu amigo!

Anônimo disse...

oi amigo você vai rir com certeza rs...mas sou leitora do blog desde sempre adoro tuas crianças mas não sei nada de inglês rs.então fiquei viajando nos últimos post sobre teu serviço..dá prá colocar uma legenda hehe

Ravênia disse...

Octávio, achei emocionante a solidariedade do Justin. Isso é raro por essas bandas e talvez por isso impressionante aos nossos olhos. Enxergar a cultura do canadense nativo ou do imigrante aos seus olhos é muito importante para quem deseja fazer essa mudança com filhos. Abraços em vcs 5.

Jussara disse...

Nossa, tá explicado a má vontade do cara.
Tb acho que o Justin não foi simplesmente com a sua cara, acho que vc transmite confiança, esse algo aí que ele falou é algo que o outro lá não tem. Enfim, se ele preferiu escolher vc é pq vc merece!

Anônimo disse...

Caro Octávio, Parabéns pela promoção! Mas sobre o sabotador, quem sabe vc não dá uma chance pra ele (se não for tarde). O cara deve ter família, estamos perto do Natal e coisa e tal.Quem sabe se tiver uma conversa leal ele não veja o papelão que tá fazendo, hein?! Um grande abraço e espero que vc continue voando as tranças com sucesso por aí!Márcia de Noriê

Anônimo disse...

Lindo post, um dos melhores, que é o da solidariedade Octávio, é isso que nos aquece o nosso coração e a esperança de um futuro melhor pros nossos filhos, é bem essa filosofia que vc mesmo falou e eu acredito muito:" alguém recebeu a ajuda de outro alguém e assim por diante", é essa corrente que temos que disseminar.
madoka