dezembro 16, 2010

trabalho 13: corte de horas

Cheguei na quinta-feira passada na loja, depois do meu sábado e domingo, que geralmente caem na terça e na quarta e a primeira coisa que me disseram, a Fran, na verdade, uma outra team lead, antes de falar bom dia foi: ‘voce tem que refazer a escala do seu pessoal e reduzir as horas pela metade.’ Perguntei porque, me explicaram, eu entendi mas achei esquisito. E a moça que me deu a notícia do meu lado, cadê sua escala, vamos refazer e eu meio atônito e a moça, vamos ver, você pode cortar aqui e eu comecei a não gostar e ela olhava pra mim e dizia que eu tinha que entregar isso em meia hora e eu, recobrando os sentidos, disse a ela que me desse 15 minutos que eu refaria a escala, mas não ia conseguir com a pressão dela em cima de mim. Tudo bem, beleza.

Sentei e fiquei olhando pra minha escala e pensando o que eu ia fazer pra cortar 100 horas do meu pessoal. Sim, porque minha escala quem faz é a gerente, Cheryl, 37.5 horas por semana [aqui o almoço de meia hora não é pago e só se pode trabalhar 5 dias por semana]. Depois do susto, Amanda, outra team lead apareceu e me deu umas dicas. Tá bom, vamos lá, fazer o que. Coloquei todo mundo trabalhando 5 horas por dia, só duas pessoas por dia, sempre ficando apenas um na área. Depois de meia hora, saí com uma escala com 117.5 horas e levei pra Cheryl. Ela nem olhou, agradeceu.

Voltei pra minha área e dei a notícia pro meu pessoal. Eles ficaram atônitos também. Cortar horas no Natal? Pois é! E o que aconteceu no sábado seguinte, só eu trabalhando? Loja cheia! E passa a Cheryl, vê aquilo e me liga: ‘dá pra ligar pra alguém do seu time pra ver se consegue entrar antes e fazer 7.5 horas? E liga pra quem vai estar amanhã e faz a mesma coisa, ta?’ Hum! Se eu disser que eu já sabia...ótimo, enfim, liguei e meu pessoal ficou bem feliz.

Mas vou ser sincero. A loja não anda cheia. Os shoppings não estão cheios. Acho que a crise pegou aqui agora, não sei. As pessoas não estão comprando, não querem gastar. A província depende do óleo, petróleo e a coisa ainda não está muito boa. Não sei. Vamos ver como vai ser esse ultimo fim de semana antes do natal. E dia 26 tem o Boxing Day, tradicional dia de liquidações. E eu vou trabalhar dia 24, 26, 31 e primeiro.

4 comentários:

zooweb disse...

Oi Otavio,

Tb sou de Calgary e de vez em quando passo no seu blog pra dar uma olhada nos teus post. Qual eh a loja que vc trabalha? quem sabe passo um dia la pra comprar uma coisa e dar um alo.
Abraco, Paulo

"Direto das terras gélidas do norte..." Vanessa disse...

Octávio,
Aqui no BR está meio estranho também...fui para no Brás hoje, as lojas até que estão cheias, as classes C e D parecem não pensar muito no futuro, estão gastando, mas nos shoppings...o Eldorado que é aqui perto da minha casa por exemplo tem gente comprando, mas tudo muito discreto, poucas sacolas, lojas vazias. A cidade não está muito enfeitada, não tem clima de Natal. Com todo mundo que falo diz que vai aproveitar para descansar e usar o 13o. para pagar contas. Cautela geral...

Anônimo disse...

Olá, Octávio!

Não esquente não, eu também vou trabalhar nesses dias rsrsr


Má.

Ziza disse...

Otavio, antes de imigrar, c certeza tinhas outro calendario a cumprir, agora com outra situação, e noutra posição, como tu te sentes em relação a cumprir horarios, q de repente aqui no Brasil, seria diferente p/ ti e tua flia?
Creio eu, porque não sei qual eram teus horarios antes.
Mesmo tendo um preço a pagar, ainda sentes q vale a pena alguns "sacrificios"?! Ou já começas a repensar e pesar os prós e contras?
È uma curiosidade minha, fiques livre p responder ou não. Abraços, curto muito sua flia e torço muitooo p vcs.